domingo, 12 de maio de 2013
Atividades desenvolvidas com alunos especiais
Relato agora  atividades realizadas com dois alunos, um da EMEF Manoel Alcides Cunha - Max Bruhns e outro da EEEF Ramiz Galvão - Rio Pardo. Vou chamar os alunos de João e Maria. Relatarei uma história de cada escola, pois não trabalho diretamente com alunos especiais, apenas acompanho o trabalho das professoras. 
João é um aluno com 18 anos no 7º Ano, além da deficiência intelectual, possui má formação na cabeça, característica também do pai e de dois irmãos. João sempre se queixa que não consegue ficar em local tumultuado, muitas vezes sai da sala de aula e vai se refugiar na Sala de Recursos com a professora deste espaço. É um aluno muito sentimental e sofre muito pela sua aparência física. O trabalho realizado com este aluno é sempre deixá-lo a vontade, quando se sente atormentado procura um local mais tranquilo, retornado assim que julgar estar se sentindo melhor. Na hora da merenda ele não consegue ficar no meio de todos, precisa sentar-se também em um local mais tranquilo. Como ele possui deficiência intelectual, sua capacidade de compreensão é baixa o que limita suas capacidades de raciocínio. Deixando-mais a vontade percebeu-se um melhor desempenho em suas atividades, claro dentro de suas limitações.
Maria é uma aluna com 9 anos,  hiperativa e às vezes entra em crise devido a outros problemas que ela tem. Possui um comportamento muito variável, hora tranquila, ora agitada. Quando entra em crise precisamos tirá-la da sal e ela precisa receber um atendimento especial, em um desses atendimentos percebemos sua paixão pelo pica-pau e incrivelmente, mesmo estando em crise conseguiu registrar palavras relacionadas com o pica-pau sozinha. Ela ainda não está plenamente alfabetizada e quando es fato ocorreu, nos questionamos sobre como avaliar uma aluna nesta situação, como é difícil dizer se o aluno sabe ou não sabe e que, na verdade deveríamos avaliar o aluno especial se ele consegue ou não consegue realizar determinada tarefa em determinado momento. Difícil missão a nossa. 
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