quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Dez Coisas que Levei Anos Para Aprender

1. Uma pessoa que é boa com você, mas grosseira com o garçom, não pode ser uma boa pessoa.

2. As pessoas que querem compartilhar as visões religiosas delas com você, quase nunca querem que você compartilhe as suas com elas.

3. Ninguém liga se você não sabe dançar. Levante e dance.

4. A força mais destrutiva do universo é a fofoca.

5. Não confunda nunca sua carreira com sua vida.

6. Jamais, sob quaisquer circunstâncias, tome um remédio para dormir e um laxante na mesma noite.

7. Se você tivesse que identificar, em uma palavra, a razão pela qual a raça humana ainda não atingiu (e nunca atingirá) todo o seu potencial, essa palavra seria "reuniões".

8. Há uma linha muito tênue entre "hobby" e "doença mental".

9. Seus amigos de verdade amam você de qualquer jeito.

10. Nunca tenha medo de tentar algo novo. Lembre-se de que um amador solitário construiu a Arca. Um grande grupo de profissionais construiu o Titanic.

A ESCOLA RAMIZ GALVÃO E SUAS TECNOLOGIAS


            A direção da Escola Ramiz Galvão sempre se preocupou com o acervo tecnológico da mesma. Há vários anos vem investindo na aquisição de aparelhos que facilitem o desenvolvimento adequado do trabalho na escola.
            Após levantamento realizado foram constatadas as seguintes tecnologias existentes na escola:
Ø  COZINHA: forno elétrico, freezer, geladeira, liquidificador industrial, fogão industrial, jarra elétrica, multiprocessador, ventilador.
Ø  BIBLIOTECA: computadores, rádios, quadro branco, impressora.
Ø  SECRETARIA: computadores, notebook, relógios, guilhotina, alarme, Xerox, telefone, calculadora.
Ø  COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: notebook, guilhotina.
Ø  SALA DE INFORMÁTICA: computadores, impressora.
Ø  SALA DOS PROFESSORES: TV, quadro branco, geladeira, computador.
Ø  SALA DE AULA: Uma sala com TV, quadros, ventiladores.
Ø  SALA DA DIREÇÃO: Dois datas show, computador, telefone, calculadora, rádios.
A direção da escola, sempre preocupada em oferecer o melhor possível
aos alunos, professores, funcionários e comunidade escolar, continua a investir em materiais que auxiliem o trabalho de todos na Escola. Mas de nada adianta bons investimentos se todos os envolvidos não souberem usar da melhor forma toda essa tecnologia disponível.
O envolvimento e comprometimento de todos com uma educação de qualidade também é necessário, o bom uso das tecnologias é que faz a diferença num trabalho pedagógico eficaz.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Conhecendo Jean Piaget

Jean Piaget – Editora LTC – Brasil - 2010
A gênese do universo infantil está muito próxima ao mistério das coisas vivas mas o seu mecanismo, tal como o estuda e o analisa Piaget, é uma das fontes mais profundas e mais convincentes das qualidades e defeitos que, mais tarde, explodem no mundo dos adultos. Piaget não se satisfaz com as explicações cumulativas ou mecânicas, tão-somente o poder de simbolizar, que é das faculdades mais notáveis do homem, na criança tem função transitória. Sua formação é o objetivo deste livro que, à medida que desdobra as suas intuições e constatações, amplia-se para uma dimensão de obra única e insubstituível.

PROJETOS PEDAGÓGICOS

Gincana das Cores

            Sou Maria Raquel, trabalho na Escola Ramiz Galvão há 18 anos. Sou Supervisora Escolar, pós graduada pela Unisc. Nossa escola é muito bonita e colorida, pois suas cores refletem o projeto pedagógico desenvolvido na escola.
            Há seis anos desenvolvemos na Escola o Projeto da Cores, que consiste na divisão de todas as pessoas envolvidas na Escola em cinco equipes: rosa, azul, verde, amarela, vermelha e verde.
            No decorrer do ano letivo são realizadas tarefas pedagógicas e de integração (de acordo com cada data festiva). É disponibilizado um tempo para que as equipes se encontrem e organizem a execução e apresentação das tarefas.
            Além desse projeto que é o carro chefe pedagógico da Escola, desenvolvemos outros projetos:
·         Hora do conto personalizado (desenvolvido pela bibliotecária);
·         Mostra pedagógica (realizada uma ou duas vezes ao ano pelos professores);
·         Sala de informática;
·         Mais Educação;
·         Passeios de Estudos;
·         Boletins Pedagógicos aos professores;
Este ano estamos desenvolvendo na Escola a Pesquisa Sócio
Antropológica que nos mostrou a necessidade trabalhar a motivação e auto-estima dos alunos. Cada professor em sua turma ou área de conhecimento desenvolve este tema em conjunto com os conhecimentos a serem desenvolvidos na Série/Ano.

E. E. E. F. Ramiz Galvão
Maria Raquel Teixeira dos Santos
Tics/2012